Grafos Sociais

Redes sociais têm, atualmente,sido usadas para web-marketing.Através da identificação de interesses comuns de usuários, de algum destes sites,pode-se fazer um marketing direcionado.A identificação destes grupos é feita através de métodos computacionais,uma vez que essas redes de relacionamento são grandes.Neste contexto,são utilizados Grafos Sociais para identificar estas relações.

Um Grafo Social é um “mapa” que fornece informações de como os usuários se relacionam entre si.Por exemplo,três pessoas que utilizam o “Facebook”,podem se conectar de 4 maneiras distintas( nenhum deles se conhece;somente dois se conhecem;um conhece os outros dois,que não se conhecem;os três se conhecem),mas se considerarmos uma rede como o “Twitter”,onde o a relação de follow não é mutua,existiriam 9 possíveis conexões.Sendo assim,não é interessante que, em uma rede com 12 milhões de utilizadores,os anúncios sejam feitos de forma não direcionada,pois há grande probabilidade de não atingir o públio-alvo do mesmo.

Além disso,estes grafos sociais, podem ser utilizados para não haver a necessidade de se fragmentar a rede social de um usuário através de vários sites,evitando assim que, quando este se inscreva para um novo serviço,não precise procurar pelos seus conhecidos novamente.Existem também outras formas de marketing,como o retweete ou o share,se uma pessoa vê algo interessante sobre uma empresa e divide esta informação com seus amigos,instantanemente,estes saberão da notícia de uma forma indireta,onde não foi gasto com anúncio.

Portanto,este ramo da computação,a teoria dos grafos, desempenha um papel importante ,tanto no ramo do marketing, como facilitando a divulgação de mensagens, ainda que isto esteja implicito no produto final.

Anúncios

~ por ceccotti em 14 de Junho de 2010.

2 Respostas to “Grafos Sociais”

  1. Muito bem escrito. Interessante procura pela programação nas redes sociais.

  2. Que legal, essas redes sociais são bem eficientes (de acordo com a ideia principal) na divulgação de coisas. A gnete nem pensa nisso quando esta prestes a “retuitar” alguma coisa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: